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NATAÇÃO INFANTIL

METODOLOGIA GUSTAVO BORGES - EDUCANDO POR MEIO DA NATAÇÃO!!!

1º Diferencial

Dividimos as aulas em níveis pedagógicos que respeitam a idade, a maturidade, habilidade em cada fase da vida, espaço pedagógico (sala de aula) e objetivos gerais para cada nível.

Além disso temos os mascotes e toucas que representam os níveis.

 

2º Diferencial

Existe um planejamento para cada etapa da MGB.

3º Diferencial

Os professores possuem acompanhamento constante da evolução do aprendizado do aluno. A organização permite  que os pais tenham confiança no trabalho dos professores.

4º Diferencial

O professor dá o feedback dos objetivos alcançados 4 vezes ao ano. A participação ativa dos pais nas aulas demonstrativas, fortalece os laços familiares.

5º Diferencial 

Desenvolvimento de Valores Humanos!

Metodologia Gustavo Borges Para Natação

CONCEITO

Fundamentalmente, a Metodologia Gustavo Borges consiste na relação entre as idades, nível pedagógico de técnicas e procedimentos e desenvolvimento motor no meio aquático, por meio da estimulação e experiências perceptivo-motoras.

Na Metodologia Gustavo Borges, o nadador brasileiro integra, com a ajuda de profissionais da área aquática, conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante toda a sua vida de atleta. Com o objetivo de nunca parar no tempo, Gustavo e os profissionais permanecem estudando e reavaliando as estratégias pedagógicas. Para melhor compreensão, conceituou-se cada nível pedagógico; determinaram-se os objetivos gerais e parciais; desenvolveram-se as habilidades aquáticas e a sobrevivência. As fases da aprendizagem são avaliadas resultando em um processo de acompanhamento e estudos das habilidades motoras aquáticas aprimoradas nas aulas. Percepção significa conhecer ou interpretar informações. Todo movimento voluntário – colocar o rosto na água, por exemplo – envolve um elemento de consciência perceptiva que resulta de algum tipo de estímulo sensorial. O desenvolvimento das habilidades perceptivas de um indivíduo, como realizar os movimentos das pernas na água nas diferentes posições, depende em parte da atividade motora. Se as percepções forem exatas e mescladas em sequência coordenada, o aluno aprende o exercício proposto. É exatamente essa a ideia: aulas e exercícios sequenciais.

 

Desenvolvimento Maturacional

3 A 5 ANOS

Faixa etária em que o cérebro chega a 90% do seu desenvolvimento. Nessa idade, os padrões de desenvolvimento são geralmente restritos ou exagerados, embora mais coordenados, o que faz com que a criança consiga realizar de forma global e rudimentar os nados crawl, costas e peito. Não é aconselhável o nado borboleta devido à sobrecarga na coluna da criança, mas pode ser estimulada à vivência da ondulação. O tempo de concentração em atividades eleva-se para até 20 minutos, então as brincadeiras na aula são fundamentais para o equilíbrio entre o aprendizado e o prazer. A maior parte dos alunos da adaptação está nessa faixa etária, exigindo dos profissionais um cuidado especial. Observar, na entrevista, se os alunos já participaram de aulas de natação ou não. É comum encontrar, nessa fase mais intensa da coordenação, crianças com desenvolvimento mais tardio em relação a outras e/ou que ficam durante algum período sem apresentar evolução nos movimentos. Algumas necessitam de maior encorajamento e estímulos ambientais para que ocorra o aprendizado. Consequentemente, é normal alguns alunos realizarem o exercício mais rapidamente que outros.

6 A 8 ANOS

Faixa etária em que o crescimento do cérebro chega a 95% do seu desenvolvimento. A coordenação mais fina está presente, responsável pelos processos como ler, escrever e, ainda, caracterizar melhor alguns gestos específicos dos nados crawl, costas, peito e borboleta. Desde que o aluno não apresente medo da água, essa fase é desenvolvida em menos tempo que a faixa etária anterior. Lembrando que o nado borboleta pode ser ensinado, mas não trabalhado com muita intensidade devido à sobrecarga na coluna vertebral que ainda está em formação, pois esse nado requer força e habilidade.

 

9 A 12 ANOS

Período de agrupamento de novos conceitos, desenvolvimento de noções de distância, comprimento e organização. Possui uma concepção de tempo, espaço, número e lógica, o que facilita o aperfeiçoamento da técnica dos nados crawl, costas, peito, borboleta e medley; saídas e viradas; metragem das aulas e ritmo de nado. Segundo Gallahue (2005), o aparecimento da adolescência é marcado por um período de aumentos acelerados, tanto no peso como na estatura. A idade, a duração e a intensidade desse surto de crescimento têm base genética e variam consideravelmente de indivíduo para indivíduo. Seu genótipo (potencial de crescimento: influências genéticas e biológicas) estabelece os limites para o crescimento individual. Entretanto, seu fenótipo (condições ambientais: nutrição, exercícios, doenças, clima, estresse emocional, condição socioeconômica, entre outros) terá influência marcante no 15 alcance desse potencial de crescimento. A adolescência costumava incluir pessoas entre 13 e 18 anos, mas agora começa mais cedo, às vezes já aos 8 anos, e não termina até aproximadamente a idade de 20 anos ou mais.

ACIMA DE 13 ANOS

Esse é um período de desenvolvimento do pensamento causal e lógico e experimentação científica. Ao alcançar a puberdade, o indivíduo adquire uma visão mais crítica do mundo que o rodeia. Na natação, desenvolve habilidades, como o aperfeiçoamento dos nados, e define alguns estilos como os melhores. Ocorrem mudanças relacionadas à composição corporal, à massa muscular, à esquelética e a de gordura. Isso pode ser visto na diferença entre meninos e meninas – eles apresentam maior massa muscular, e elas maiores porcentagens de gordura. As diferenças são acentuadas no final da puberdade. Importante é o profissional explicar os exercícios e as fases de aprendizagem. É comum encontrarmos alunos que abandonam a natação em troca de outras atividades.

 

Estratégias Pedagógicas

PROGRAMA CEDT – DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO-MOTOR

Consciência corporal Conhecer as partes do corpo na água.

Consciência espacial Conhecer o espaço do corpo na água, profundidade, tamanho da piscina, empuxo e resistência da água.

Consciência direcional Lateralização: função psicomotora integrada dos dois lados do corpo, por exemplo: no nado crawl, respirar do lado dominante.

Direcionalidade: empurrar a água com os pés para trás e para baixo.

Consciência temporal Sincronização: coordenar os movimentos de braços, pernas e respiração.

 

CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS

Até a fase de adaptação, o professor executará as aulas dentro da água. Essa estratégia auxilia na orientação e demonstração. É importante criar um ambiente lúdico- -educativo, desenvolvendo aulas por meio de histórias com temas, enredo, ação de personagens, músicas, com as seguintes ações:

A. Experimentação livre O aluno realiza o exercício de maneira livre. Exemplo (o professor orienta): “Vamos atravessar de uma plataforma a outra sem colocar os pés no fundo.” O aluno realiza o movimento de pernas que desejar.

B. Orientação parcial O professor orienta parcialmente os movimentos. Exemplo: “Vamos atravessar de uma plataforma a outra sem colocar os pés no fundo, com movimentos alternados de pernas.” É fundamental nessa fase o professor gesticular ou imitar o movimento para evidenciar o comando verbal dado.

C. Orientação dirigida O professor orienta integralmente os movimentos. Exemplo: “Realizar a respiração lateral – propulsão de pernas com o corpo na posição lateral, um braço na prancha e o outro ao longo corpo.”

 

CRIANÇAS ENTRE 7 E 12 ANOS

O professor alterna atividades dentro e fora da água, dependendo da necessidade de cada aluno.

Nessa fase, mantêm-se as ações anteriores, enfatizando as habilidades motoras, o desenvolvimento e a consciência das técnicas dos nados, saídas e viradas, e a iniciação esportiva aquática de condicionamento. Dependendo do interesse, o aluno poderá começar as atividades competitivas, entrando para a Metodologia Gustavo Borges Competitiva ou participando das atividades de condicionamento aquático, desenvolvidas como auxílio de qualquer outra modalidade esportiva, visando à saúde e bem-estar.

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